Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

MG PEP 2012 -


Programa de Educação Profissional divulga a relação dos 30 mil aprovados na sexta edição
Classificados como excedentes participarão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego 

Está disponível no site da Secretaria de Estado de Educação (SEE), a relação dos 30 mil aprovados na 6ª edição do Programa de Educação Profissional (PEP). Os cerca de 250 mil candidatos que participaram do processo seletivo também podem consultar o resultado na página do Programa. Para saber o seu desempenho no exame, o estudante tem duas opções: informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o município e o curso escolhido como primeira opção. As matrículas serão realizadas entre os dias 23 de janeiro a 03 de fevereiro de 2012. Para as próximas chamadas, as matrículas serão efetuadas entre os dias 13 e 17 de fevereiro.

Para se matricular no curso, o aprovado deve se dirigir à instituição de ensino credenciada, munido de histórico escolar, comprovando a escolaridade requerida para ingresso no PEP ou declaração de conclusão do ensino médio (validade 30 dias); declaração de frequência, assinada pelo diretor ou representante da escola estadual, se o candidato estiver regularmente matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio, ou 1º ou 2º ano do curso de Educação de Jovens e Adultos, na modalidade presencial; certidão de nascimento ou casamento; CPF; carteira de identidade; título eleitoral e comprovante de quitação com o serviço eleitoral, para maiores de 18 anos; comprovante de quitação com o serviço militar, se maior de 18 anos – sexo masculino; uma foto 3x4 recente e comprovante de residência. 

“A Secretaria de Estado de Educação dá boas vindas aos novos alunos do Programa e pede para que eles aproveitem a oportunidade de capacitação e qualificação profissional para o mercado de trabalho. Os aprovados também devem ficar atentos ao período de matrícula”, orienta a diretora do Programa de Educação Profissional, Carolina Silva Ferreira. 

O curso que teve a maior proporção candidatos/vaga, nesta edição do Programa, é da capital mineira. Trata-se do curso técnico em edificações, que conta com 85,03 candidatos por vaga. O curso de técnico em mineração, também em BH, registrou 81,33 candidatos para cada vaga. E, em terceiro, o curso de técnico em farmácia, em Montes Claros, que tem 61,13 inscritos para cada vaga ofertada. As inscrições são feitas pelos estudantes a partir do curso de interesse, de acordo com a cidade. 

Thamyris Luíza de Lemos Bedin, 17 anos, acabou de concluir o 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Cristino Alves de Jesus, no município de São João da lagoa – Norte de Minas. Ela está entre os aprovados da 6ª edição do Programa. “Quando saiu o gabarito, eu fiz a conferência e fiquei em dúvida se teria passado ou não. Agora que já sei do resultado vou me dedicar muito, porque a informática é uma área que gosto bastante”, explica Thamyris que foi aprovada para o curso técnico em informática.

Ampliação de oferta no ensino técnico 

Para os candidatos classificados como excedentes, as oportunidades de qualificação profissional não se esgotaram. A partir do próximo ano, o Governo de Minas vai coordenar, no Estado, os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal. As mais de 35 mil vagas ofertadas pelo Pronatec serão destinadas aos candidatos excedentes da 6ª Edição do PEP, em 82 municípios. 

“Após encerrada a matrícula nas 30 mil vagas do PEP, a Secretaria entrará em contato com os candidatos classificados como excedentes no processo seletivo para encaminhá-los às 37 mil vagas do Pronatec nas instituições federais dos municípios participantes”, explica a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos. 

Serão oferecidas vagas nos cursos de qualificação profissional, cuja carga horária varia entre 160 e 400 horas. Entre os cursos ofertados nesta modalidade estão o de agente comunitário de saúde, soldador, padeiro, eletricista, entre outros. 

Também serão disponibilizadas vagas em cursos técnicos, que têm carga horária mínima de 800 horas. Nesta categoria estão os cursos de técnico em mecânica, edificações, química, segurança do trabalho, entre outros. Os cursos são gratuitos e a previsão é de que a primeira turma comece no primeiro semestre de 2012. 

As aulas serão realizadas nas escolas do Sistema S (Senai e Senac), pelos Institutos Federais e pelas unidades do Sistema Federal de Educação Profissional. Os cursos ofertados serão escolhidos de acordo com a disponibilidade de vagas e localização dessas instituições, ficando a cargo da SEE a adoção dos critérios de seleção dos estudantes e de toda a gestão do programa. 


Com as 30 mil vagas do PEP e as 37 mil vagas pactuadas com o MEC, serão ofertadas cerca de 67 mil vagas aos estudantes mineiros.

25 comentários:

  1. para quem ficou em excedente 704 tem chance de fazer curso tecnico este ano de 2012 aqui em belo horizonte

    ResponderExcluir
  2. qual a probabilidade de um excedente que ficou em oitavo lugar,ainda fazer o curso?

    ResponderExcluir
  3. fiquei em 2 excedente,tenho chances de conseguir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESPERO QUE JÁ TENHA FEITO SUA MATRICULA, PORQUE FIQUEI NO NUMERO 19 E JÁ STOU MATRICULADA AMATRICULA TERMINA AMANHA, BEIJINHO

      Excluir
  4. eu fiquei em 1103 lugar a possibilidade e de ser chamada.

    ResponderExcluir
  5. nao tenho mais o comprovante de incriçao do pep.sera que eu consigo outro?

    ResponderExcluir
  6. Fiquei em 954º lugar, conseguirei fazer o Curso Técnico este ano? Respondam por favor, notei que pularam algumas perguntas e outras não.

    ResponderExcluir
  7. eu fiquei em 174 excedente,tenho chance de fazer o curso técnico?

    ResponderExcluir
  8. NÃO ESTOU ACHANDO A LISTA DAS INTITUIÇÕES QUE IRÃO OFERECER O CURSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO EM SANTA LUZIA.A LISTA SAI HOJE AINDA OU DIA 23 NO ATO DA INSCRIÇÃO?
    ps.se for no dia 23 vai ser muito em cima,sendo que no site esta a partir e hoje 16/01
    preciso de ajuda.....HELP

    ResponderExcluir
  9. vá no local onde saiu o resultado do pep, digite o seu cpf e no final da página aparecerá as instituições que vc poderá se matricular.

    ResponderExcluir
  10. Fiquei em oitavo lugar para o curso de mecãnica aqui em Ipatinga mas nao consigo nenhuma informação sobre matrícula; acho q vou perder o curso ou acabar desistindo. Parece que é isso msm q eles querem. Poderiam ser mais claros e facilitarem as coisas. Ôô povinho difícil!!

    ResponderExcluir
  11. Fiquei em 115° excedente para administração tenho chance?

    ResponderExcluir
  12. Fiquei em 15º lugar no Curso de Meio Ambiente em Itabira será que consigo???

    ResponderExcluir
  13. Fiquei em 95º lugar no curso de artes visuais tenho chances?me tiram esta dúvida por favor.

    ResponderExcluir
  14. FIQUEI EM 95º EXCEDENTE PARA ARTES VISUAIS TENHO CHANCE?

    ResponderExcluir
  15. eu nao tinha acesso a internet e dia 27 foi o ultimo dia da minha escriçao eu perdi o curço ou ainda posso realizar a matricula dia30

    ResponderExcluir
  16. tambem to esperando a segunda chamada, vai ser amanha. sou o segundo excedente para tec. em informatica para bh.

    ResponderExcluir
  17. fikei em 6° lugar em excendente para segurança do trabalho tenho chances e como saberei que passei ?

    ResponderExcluir
  18. como vou saber se passei, pois fikei em 6° lugar em excendente e quando devo fazer a inscrição? e se caso eu precisar mudar o horario do meu curso eu posso ?

    ResponderExcluir
  19. Fiquei em 24° lugar em excedente para TÉCNICO EM HIGIENE DENTAL tenho chance de fazer o curso?quando posso fazer a matricula?

    ResponderExcluir
  20. gostaria de saber em que lugar devo entrar pra fazer alteraçoes na incriçao do pep.

    ResponderExcluir
  21. eu fiquei em 6 lugar excedente em nutrição aqui em juiz de fora entrei no site do pep digitei o meu cpf e n deu a instituição q deveria me matricular e depois deu q n fui classificada para segunda chamada sendo q na primeira fiquei em 6 lugar o q faço?

    ResponderExcluir
  22. Fiz a prova em 20/11/2011 acho que passei como excedente mas não consigo achar meu nome.Preciso de um endereço da internet ou telefone pra que eu possa conferir e saber se ainda tenho prazo pra fazer matricula.

    ResponderExcluir