Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

IFSC - Inscrições abertas para cursos técnicos e Proeja em sete cidades

Estão abertas até 21 de fevereiro as inscrições para o processo seletivo para cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes, além de cursos Proeja (educação profissional integrada à educação de jovens e adultos) em oito câmpus do IFSC.

Clique aqui para consultar o Edital 16/2022/1, que tem todas as regras do processo seletivo.

São 1.691 vagas nas cidades de Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Lages, São José, São Lourenço do Oeste e Tubarão.

Todos os cursos são gratuitos. Também não há cobrança de taxa de inscrição para participar do processo seletivo, que será por sorteio.

Como se inscrever

As inscrições on-line devem ser feitas até 21 de fevereiro, pelo Portal de Inscrições.

Ao acessar o sistema, o interessado deve:

- selecionar a opção “Quero me inscrever”;
- escolher o município ou câmpus em que pretende estudar;
- selecionar o curso;
- preencher todos os dados solicitados;
- assinalar opção por ampla concorrência ou sistema de cotas;
- conferir todos os dados; e
- salvar o comprovante de inscrição.

Sobre os cursos

Os cursos técnicos integrados são voltados a quem já concluiu o ensino fundamental, ou comprovar a conclusão até a data da matrícula no IFSC. Neles, o estudante cursa o ensino médio e recebe a formação técnica no IFSC, com a mesma matrícula.

Os cursos técnicos concomitantes permitem que o estudante curse o ensino médio regular em outra instituição, em qualquer série, e receba a formação técnica no IFSC. Também é necessário haver compatibilidade de horário entre as atividades do ensino médio na outra instituição e as do curso técnico no IFSC.

Os cursos técnicos subsequentes são voltados a quem já concluiu o ensino médio, ou para quem comprovar a conclusão desse nível de ensino até a data da matrícula.

Já os cursos Proeja/Técnico integrados ao ensino médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) são voltados a pessoas com mais de 18 anos que não concluíram o ensino médio na idade regular. Para ingressar, o interessado deve ter ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos até a data da matrícula.
Cotas

Metade das vagas ofertadas são reservadas a candidatos provenientes de escolas públicas, com cotas para estudantes de baixa renda, com deficiência ou autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Para participar do processo seletivo pelo sistema de cotas, essa opção deve ser feita no momento da inscrição.

Processo seletivo, resultado e matrículas

A seleção para todos os cursos será por sorteio público, realizado às 15h30 do dia 23 de fevereiro. A relação dos selecionados em primeira chamada será divulgada no dia 24 de fevereiro, a partir das 18h.

As matrículas dos selecionados na primeira chamada deverão ser feitas de 3 a 8 de março, com o envio, pela internet, da documentação prevista no item 6.3.1 do edital. O link para a matrícula on-line de cada câmpus também está no edital, no item 6.3.1.
Segunda chamada

Caso não sejam preenchidas todas as vagas após as matrículas da primeira chamada, será realizada segunda chamada no dia 14 de março. Na segunda chamada, os candidatos serão convocados para matrícula seguindo a ordem do sorteio realizado em 23 de fevereiro e, portanto, não é necessário fazer nova inscrição. As matrículas de quem estiver na segunda chamada serão feitas nos dias 15 a 18 de março.

Chamadão

Também entre 15 e 18 de março, quem não foi convocado na segunda chamada pode manifestar interesse por vagas que eventualmente venham a sobrar no curso de sua escolha. Para isso, basta encaminhar a documentação de matrícula pelo link que consta no edital. Caso as vagas não sejam preenchidas com os nomes da segunda chamada, o Deing entrará em contato com os candidatos que tiverem manifestado interesse para confirmar a matrícula.
Atividades não presenciais

Em função da pandemia de Covid-19, os cursos serão ministrados de forma presencial ou com atividades não presenciais de acordo com o estabelecido pela Política de Segurança Sanitária (PSS) e pelos Planos de Contingência locais.

FONTE: IFSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário