Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Ceperj coordena processo seletivo de acesso ao Ensino Médio


Prazo de inscrições para as 1.230 vagas termina em 20 de setembro

Pais que querem ver seus filhos cursando a 1ª série do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Ensino Médio Regular, em 2014, devem ficar atentos. A Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) está coordenando o processo seletivo da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) que classificará candidatos à matrícula do próximo ano letivo, em 10 unidades escolares da rede estadual, que oferecem 1.230 vagas em diversas áreas e provável formação de cadastro de reserva. Portadores de deficiência têm assegurados 5% das oportunidades, da mesma forma que alunos originários da rede particular.

Podem se inscrever os estudantes que tiverem concluído o 9º ano do Ensino Fundamental ou a Fase IX da EJA (Educação de Jovens e Adultos). As inscrições serão realizadas somente via internet, na página www.educacao.rj.gov.br ouwww.conexaoaluno.rj.gov.br, da Seeduc, até as 23h59 de 20 de setembro. No portal www.ceperj.rj.gov.br, da Ceperj, está o edital e seus anexos para que os responsáveis legais possam conhecer as normas que regem esta seleção. O aluno sem acesso à web pode fazer sua inscrição em qualquer unidade escolar da rede estadual que possua laboratório de informática, respeitado o seu horário de funcionamento.

Os 10 colégios estaduais e Cieps que oferecem as 1.230 vagas são: C.E. José Leite Lopes, que oferece técnicas em Multimídia, em Programação de Jogos Digitais e em Roteiro para Mídias Digitais; C.E. Comendador Valentim dos Santos Diniz, com técnicas em Panificação e em Leite e Derivados; C.E. Erich Walter Heine, com o curso de Administração; C.E. Chico AnysioI, com Ensino Médio Experimental; Centro Interescolar Miécimo da Silva, com os cursos de Administração, Edificações e Informática; C.E. Círculo Operário, com técnicas em Metrologia e Biotecnologia; Ciep 449 Governador Leonel de Moura Brizola, que oferece Ensino Médio Intercultural Brasil-França; Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade, com Ensino Médio Intercultural Brasil-Estados Unidos; C.E. Hebe Camargo, com Técnica em Telecomunicações; e C.E. Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto (provável cadastro de reserva), que oferece Ensino Médio Intercultural Brasil-Espanha.

Os endereços e horários dos colégios que ministrarão os cursos estão no edital de abertura do processo seletivo disponível no portal da Ceperj, onde também podem ser encontrados os seguintes anexos: cronograma, quadro de provas, conteúdos programáticos e os endereços das unidades escolares onde serão realizadas a prova objetiva e a redação, de caráter eliminatório e classificatório, marcadas para 13 de outubro. O exame de múltipla escolha para todos os candidatos terá 40 questões, valendo dois pontos cada uma, distribuídas pelas disciplinas estabelecidas por curso, de acordo com o anexo II. A redação valerá até 20 pontos

Para fazer a inscrição, o candidato e/ou seu responsável legal deverá acessar a página www.educacao.rj.gov.br ou www.conexaoaluno.rj.gov.br até as 23h59 de 20 de setembro. Os interessados não devem deixar o preenchimento das fichas para os últimos dias, pois a Seeduc não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida por qualquer motivo.

Ao se inscrever, o candidato deve indicar para qual dos colégios pretende concorrer. Quem optar pelos colégios estaduais Comendador Valentim dos Santos Diniz, Círculo Operário ou Centro Interescolar Miécimo da Silva deverá indicar ainda o curso pretendido. Outros procedimentos de inscrição estão no item 4.5 do edital. A ficha devidamente preenchida deverá ser assinada tanto pelo candidato quanto por seu responsável legal. Importante lembrar que o responsável por candidato portador de deficiência, que necessite de atendimento especial para fazer as provas, deverá fazer esta notificação no ato de inscrição, no item próprio do requerimento.

O candidato classificado e convocado para matrícula deve obrigatoriamente atender aos seguintes requisitos básicos: data de nascimento entre 01/01/1998 e 31/12/2002; ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental ou a Fase IX da EJA (Educação de Jovens e Adultos) em escolas que integrem a rede pública e/ou a rede particular de ensino, a ser comprovado no ato da matrícula por meio do histórico escolar ou da declaração de conclusão da unidade escolar cursada; e estar representado por responsável legal quando for se matricular. Não serão aceitos candidatos que tenham concluído o 9º ano do Ensino Fundamental com dependências em disciplinas.

Fonte: CEPERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário