Pesquisar este blog

sábado, 12 de novembro de 2011

RJ - Educação Profissional: 10.741 alunos disputam 880 vagas em seleção da Seeduc

Educação Profissional: 10.741 alunos disputam 880 vagas em seleção da Seeduc

Ceperj aplica provas objetivas de Português, Matemática e redação neste domingo
 
Distribuídos por 19 unidades escolares, 10.741 alunos entre 13 e 16 anos interessados em cursar a 1ª série do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, em 2012, farão exames neste domingo (13/11), no processo seletivo da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc).  A partir das 14h, a Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) aplicará as provas objetivas de Português, Matemática e redação que classificarão os candidatos à matrícula do próximo ano letivo. Esses adolescentes disputam 880 vagas em núcleos avançados de sete colégios estaduais que oferecem cursos técnicos em várias áreas. Concorrem alunos das redes pública e particular de ensino.

As provas, de caráter eliminatório e classificatório, terão quatro horas e meia de duração e mobilizarão cerca de mil pessoas bem treinadas entre coordenadores, executores, itinerantes e fiscais sob a coordenação geral do diretor de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj, Marcus São Thiago. Ele lembra aos alunos que deverão chegar 60 minutos antes da hora marcada para o início da prova, pois, quando os portões das escolas forem fechados, não será permitida a entrada de retardatários. Os candidatos deverão levar o comprovantes de inscrição, documento de identificação oficial com foto e caneta esferográfica de tinta preta ou azul. Os gabaritos preliminares serão divulgados no site
www.ceperj.rj.gov.br, na segunda-feira (14/11).

A prova objetiva de Português e Matemática será composta por 50 questões de múltipla escolha, divididas entre as duas disciplinas, formuladas de acordo com o conteúdo programático constante do edital. Será considerado aprovado o candidato que obtiver o mínimo de 50% de acertos, não podendo, no entanto, ter nota zero em qualquer dos conteúdos. A redação será aplicada também no domingo, tem caráter eliminatório e classificatório, valerá 20 pontos e será composta de uma questão, onde o candidato deverá escolher e elaborar um texto dentre os dois propostos, ambos relacionados a temas atuais, entre 10 e 20 linhas. Terá aprovação quem obtiver o mínimo de 10 pontos.


Do total de 19 unidades escolares onde serão aplicadas as provas, as de maior concentração de candidatos são: Instituto Estadual Clélia Nanci, na Avenida Brasilândia, s/nº, Bairro Brasilândia, em São Gonçalo; Colégio Estadual Vicente Januzzi, na Avenida das Américas, 6.126, Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio; e Instituto Estadual Sara Kubitschek, na Avenida Manoel Caldeira de Alvarenga, 1.203, Campo Grande, também na Zona Oeste. Durante os exames, estão proibidas a utilização, a consulta ou a posse de cadernos, livros, notas de estudos, calculadoras, celulares, pager, walkman, réguas, esquadros, transferidores, compassos ou qualquer outro recurso semelhante, sendo eliminados os candidatos que deles se utilizarem.

O diretor  Marcus São Thiago lembra que as escolas técnicas onde são oferecidas as vagas são referências no Estado do Rio de Janeiro.
- Este é mais um concurso que a Fundação Ceperj realiza para a Secretaria de Estado de Educação, que visa prover vagas para cursos técnicos de nível médio em escolas técnicas, que são referências na rede de ensino estadual. Estamos mobilizados para prestar o melhor serviço ao candidato, que deve chegar ao local de prova com uma hora de antecedência – alerta o diretor.

Os sete colégios estaduais que oferecem a Educação Profissional são: José Leite Lopes, com os cursos Geração de Multimídia, Programação de Jogos Digitais e Roteiro para Mídias Digitais; Comendador Valentim dos Santos Diniz, com Panificação, Leite e Derivados; Erich Walter Heiner, com o curso de Administração; Dom Pedro II, com Produção de Áudio e Vídeo; Agrícola Almirante Ernani do Amaral Peixoto, com Agropecuária; Infante Dom Henrique, com o curso de Hospedagem; e o Centro Interescolar Miécimo da Silva, com os cursos de Administração, Edificações e Informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário