TecSaúde é o Programa de Formação de Profissionais de Nível Técnico para a Área de Saúde no Estado de São Paulo. Trata-se de um programa de formação profissional, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo com a participação conjunta das Secretarias da Saúde, Desenvolvimento, Gestão Pública e Educação. Os cursos serão ofertados pelas Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS-SP), o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (ETECs) e contará também com escolas públicas e privadas credenciadas.
Com o TecSaúde, o governo do Estado pretende contribuir para aumentar o nível de escolaridade da população com a formação de trabalhadores técnicos prontos para ingressarem no mercado de trabalho do setor saúde, além de impactar na qualidade dos serviços de saúde prestados pelo Sistema de Saúde, a partir da melhor qualificação dos profissionais da área.
O Programa é dirigido a profissionais que atuam na área de saúde e que buscam complementar sua formação com qualificação profissional e certificação reconhecida.
Inscrição de alunos
O Curso Técnico de Nível Médio em Enfermagem – Módulo de Habilitação será oferecido a todos os auxiliares de enfermagem com registro no Conselho Regional de Enfermagem e que desejam se tornar técnicos de enfermagem. A carga horária é de 690 horas em um período de até dez meses, em turmas de até 36 alunos.
Para os auxiliares de enfermagem cujo curso de qualificação tenha tido carga horária inferior a 1.110 horas, o Programa irá oferecer a complementação de 210 horas.
Inscrições abertas até 25 de agosto. Clique aqui.
Aos auxiliares de enfermagem que não têm o ensino médio será oferecido o EJA - Ensino de Jovens e Adultos. Após a conclusão do ensino médio o Auxiliar de Enfermagem poderá ingressar no Curso Técnico de Nível Médio em Enfermagem – Módulo de Habilitação.
Clique aqui para saber mais sobre o EJA
No segundo semestre de 2009, o TecSaúde vai oferecer cursos pós-técnicos (especialização em nível técnico) para os técnicos de enfermagem, inicialmente, para os que trabalham nos hospitais públicos estaduais e municipais. As áreas dos novos cursos são Oncologia, Urgência e Emergência, Terapia Renal Substitutiva e Neonatologia de Risco. Esta vai ser mais uma qualificação para valorizar o profissional e melhorar a qualidade do atendimento de saúde em todo o estado.
Os professores das escolas credenciadas e conveniadas podem fazer um curso de especialização para docência. O TecSaúde disponibiliza um curso de pós-graduação lato sensu, na modalidade ensino a distância, com duração de dez meses (440 horas). O Curso de Formação de Docentes foi desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e será oferecido aos professores das escolas participantes do Programa que não possuírem licenciatura ou outra qualificação reconhecida para docência.
O TecSaúde vai oferecer cursos técnicos para formar e qualificar profissionais em outras área de saúde. Você pode manter-se informado sobre os novos cursos acessando regulamente este site.
FONTE:
TecSaúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário