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sexta-feira, 26 de agosto de 2022

INOVAÇÃO - MEC divulga lista preliminar com a classificação das instituições participantes da Rede Maker

Nesta fase, a iniciativa apoiará a ampliação de até 60 laboratórios de prototipagem

As instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica já podem conferir a lista de classificação contendo a pontuação dos projetos voltados à criação dos Laboratórios Maker (LabMaker). A iniciativa visa apoiar e disseminar os princípios da cultura maker e prevê a ampliação de até 60 laboratórios já instalados e em funcionamento. O resultado preliminar da Chamada Pública do Edital nº 35/2020 está disponível. Link AQUI.

Foram recebidas 82 propostas com a finalidade de atender a uma unidade da instituição participante para a implementação de projetos nos LabMakers. O resultado será disponibilizado a partir do dia 31 de agosto. O repasse de recursos para as instituições contempladas pelo projeto está previsto para ocorrer no mês de setembro.

Os servidores da unidade, das instituições aprovadas na segunda fase do edital também terão que receber a capacitação LabMaker, por meio de, pelo menos, dois cursos que serão oferecidos pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) na modalidade a distância de ‘Educador Maker’, que contempla os módulos Primeiros Passos, Ensino "mão na massa" e Aprendizagem Baseada em Projetos.

Rede Maker

O projeto Rede Maker visa promover um ambiente favorável à disseminação de novas abordagens de ensino-aprendizagem, incluindo metodologias ativas e à formação de um ecossistema de inovação na Educação Profissional e Tecnológica.

Além disso, também objetiva auxiliar os profissionais da educação no desenvolvimento da cultura learning by doing (aprendendo fazendo), levando-os a refletir sobre o uso da aprendizagem baseada em projetos. Toda essa metodologia também atua para permitir que o estudante se torne protagonista no processo de ensino-aprendizagem, e que haja o estímulo às necessidades da sociedade onde a unidade acadêmica está inserida.

fonte: MEC

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