Vestibular unificado 2021/2 para cursos técnicos e de graduação do Instituto Federal do Tocantins - IFTO - Edital 31/2021
Acompanhe o processo seletivo através da página IFTO Vestibular IFTO 2021/2
- 21/07/2021 - Confira o resultado final
- 19/07/2021 - Confira o resultado preliminar
- 12/07/2021 - Confira a lista final de inscrições homologadas
- 09/07/2021 - Confira a lista preliminar de inscrições homologadas
- 24/06/2021 - Confira o resultado final das solicitações de isenção da taxa de inscrição
- 21/06/2021 - Confira o resultado preliminar das solicitações de isenção da taxa de inscrição
- 11/06/2021 - Faça sua inscrição até 07/07/2021
Neste certame, não haverá realização de provas, em razão da necessidade de distanciamento social, por conta da pandemia do novo coronavírus. Sendo assim, a seleção será feita via análise curricular. Deste modo, o candidato deverá ficar atento às exigências do edital, que variam conforme o curso desejado.
As vagas estão dispostas no Anexo XII do edital e estão distribuídas entre as unidades de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Pedro Afonso, Araguaína, Palmas e Porto Nacional.
Inscrições
As inscrições deverão ser feitas no período de 11 de junho a 7 de julho, através da página https://seja.ifto.edu.br/ Todos os candidatos inscritos deverão anexar, através de arquivo único em PDF, no ato da inscrição, seu histórico escolar ou declaração da escola na qual estuda, contendo:
a) notas da 2º e da 3º séries do ensino médio para os candidatos aos cursos de graduação e cursos técnicos subsequentes ao ensino médio;
b) notas do 8º e do 9º anos do ensino fundamental para os candidatos aos cursos técnicos concomitantes ao ensino médio.
As vagas são ofertas por ampla concorrência, reserva de vagas e ações afirmativas, conforme descrições e documentação específica no edital. O valor da taxa de inscrição é de R$ 20,00 para cursos de graduação e de R$ 15,00 para cursos técnicos, concomitantes e subsequentes ao ensino médio.
Isenção da taxa de inscrição
Conforme a Lei nº 12.799/13, pode solicitar a isenção de pagamento da taxa de inscrição para o certame o candidato que comprovar: renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo; ser egresso integralmente de escola pública ou ter sido bolsista integral em escola da rede privada; e estar inscrito no vestibular por meio do cartão de inscrição. A solicitação deve ser feita no período de 11 a 16 de junho, via o e-mail: seletivo.unificado@ifto.edu.br
Tipos de cursos ofertados
Cursos técnicos concomitantes ao ensino médio: formação técnica paralela ao período regular do ensino médio. Poderão inscrever-se os candidatos que tenham concluído o ensino fundamental e estejam matriculados e cursando o ensino médio.
Cursos técnicos subsequentes ao ensino médio: formação técnica seguida ao término do ensino médio. Poderão inscrever-se os candidatos que tenham concluído o ensino médio.
Cursos de Graduação:
Bacharelado: curso superior generalista, de formação científica ou humanística, que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel. Geralmente tem duração mínima de quatro a cinco anos. Poderão inscrever-se os candidatos que tenham concluído o ensino médio.
Licenciatura: curso superior que confere ao diplomado competências para atuar como professor na educação básica, com o grau de licenciado. Geralmente tem duração mínima de três anos e meio a quatro anos. Poderão inscrever-se os candidatos que tenham concluído o ensino médio.
Tecnologia: curso superior, de formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, que confere ao diplomado competências para atuar em áreas profissionais específicas, caracterizadas por eixos tecnológicos, com o grau de tecnólogo. Tem duração média de três anos. Poderão inscrever-se os candidatos que tenham concluído o ensino médio.
Todos os detalhes, formulários, modelos de declarações, lista de documentação, cronograma e demais procedimentos estão disponíveis na página do Vestibular Unificado.
FONTE: IFTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário