Processo seletivo para ingresso em 2021/1 terá análise de histórico escolar e sorteio.
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgou um informe nesta quinta-feira (26) sobre o processo seletivo para ingresso em cursos técnicos integrados, concomitantes, subsequentes e do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Devido à situação da pandemia da covid-19, excepcionalmente este ano não haverá provas ou etapas presenciais na seleção.
Foram definidas duas formas para o ingresso: a análise do histórico escolar dos candidatos às vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio; e o sorteio para as vagas dos cursos técnicos concomitantes, subsequentes e do programa de jovens e adultos (Proeja).
O sorteio foi a opção para os cursos mencionados devido aos diferentes requisitos para entrada em cursos concomitantes, por exemplo, e pela dificuldade de realizar uma análise de histórico escolar uniforme, considerando que entre os candidatos a essas vagas específicas pode haver pessoas que concluíram os ensinos fundamental ou médio há um tempo considerável, ou que utilizaram recursos de equivalência, como a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Os detalhes a respeito do processo seletivo ainda estão sendo debatidos pela comissão organizadora, junto com as equipes de ensino da Reitoria e dos campi. A previsão é de que os editais com todas as informações sejam divulgados em dezembro.
fonte: IFES
Nenhum comentário:
Postar um comentário