Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Pronatec MG Processo Seletivo 2º Semestre 2015 - Resultado do Sorteio

Resultado do Sorteio para os Cursos Técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Pronatec 2015 de Minas Gerais

Confira

Os alunos sorteados deverão procurar a instituição de ensino por ele escolhida no ato da inscrição para efetivação da matricula e informação da documentação necessária.

A lista com o endereço e telefone de contato das instituições ofertantes se encontra no Anexo I do Manual do Candidato.
 
Por determinação da Portaria nº 817/2015 do Ministério da Educação e conforme previsto no Manual do Candidato, não foram consideradas as inscrições realizadas por estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA.

Os estudantes de ensino médio de escolas públicas que se inscreveram para concorrer a uma vaga no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) já podem conferir o resultado. Foi divulgada hoje (18/09) a lista de estudantes que ocuparão as 4.920 vagas em 17 cursos técnicos distribuídos em 39 municípios mineiros. Confira o resultado aqui.

O processo seletivo foi feito por meio de sorteio público, que foi realizado ontem (17/09). O período de matrícula será definido pelas respectivas instituições ofertantes. Neste semestre são oferecidas vagas em oito instituições parceiras, para cursos técnicos como Mêcanica, Análises Clínicas, Enfermagem, Telecomunicações, Design de Móveis, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho. A rede de ofertantes é formada pelo Senai, Senac, Utramig, Universidade Federal de Viçosa, Funec, Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Escola Técnica de Saúde da Unimontes e CEFORE/UFTM.

O Pronatec é um programa do Governo Federal criado em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O processo de seleção para os cursos técnicos do Pronatec concomitantes o ensino médio, em Minas Gerais, são gerenciados pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). Aos estudantes selecionados pelo Programa é garantida a Bolsa-Formação, que corresponde ao custeio das despesas relacionadas ao curso, como o vale-transporte, vale-alimentação e material didático.

Pronatec nas escolas

Além dos cursos oferecidos pelas instituições parceiras, a própria Secretaria atua como ofertante do Pronatec em Minas Gerais. A SEE oferece aos alunos da rede estadual cursos técnicos concomitantes ao ensino médio nas próprias escolas, com recursos do Programa. As inscrições e o processo seletivo nessas escolas têm calendário próprio e são realizados pelas próprias instituições. Esse processo e as matrículas estão sendo realizados desde 17 de agosto até 20 de setembro. As aulas estão previstas para início em 21 de setembro. Este semestre estão sendo ofertadas 3.225 vagas em 51 escolas de 46 municípios. Serão oferecidas vagas em nove cursos técnicos, como Logística (Escola Estadual Parque São Jorge, em Uberlândia), Contabilidade (Escola Estadual José da Silva Couto, em Contagem) e Joalheria (Centro de Educação Profissional Paulo Viana, em Teófilo Otoni).

De acordo com a base de dados do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) 2015, existem atualmente na rede estadual 6.089 alunos matriculados em 9 tipos de cursos técnicos ofertados pelo Pronatec, distribuídos em 142 instituições de ensino em 124 municípios de Minas Gerais.

FONTE: Secretaria da Educação do Estado de Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário