Pesquisar este blog

sábado, 18 de outubro de 2014

RJ - Ensino Médio: 15.841 alunos disputam 1.398 vagas em processo seletivo da Seeduc

Fundação Ceperj aplicará prova objetiva e redação em cinco municípios neste domingo

Este primeiro dia do horário brasileiro de verão (19/10) também é dia de 15.841 alunos das redes estadual e particular de ensino mostrarem seus conhecimentos. Distribuídos por 25 unidades escolares em cinco municípios, eles farão as provas objetiva e de redação a serem aplicadas pela Fundação Ceperj, demonstrando se estão aptos a cursar a 1ª série do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, em 2015. Para esses adolescentes, a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) oferece 1.398 vagas em cursos técnicos de 11 colégios estaduais e Cieps.



As provas, de caráter eliminatório e classificatório, terão quatro horas de duração, começando pontualmente às 14h e terminando às 18h, sendo aplicadas no Rio e em mais quatro municípios. O presidente da Fundação Ceperj, Mauricio Carlos Ribeiro, lembra aos alunos que deverão chegar 60 minutos antes, pois, quando os portões das escolas forem fechados, não será permitida a entrada de atrasados. Todos deverão levar o cartão de confirmação de inscrição, (CCI), documento de identificação oficial com foto e caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Os gabaritos preliminares estarão no portal www.ceperj.rj.gov.br, na segunda-feira (20/10).

- Oriento os candidatos a verificarem os endereços de seus locais de prova com antecedência, para evitarem desencontros no dia. É fundamental chegarem uma hora antes, evitando atrasos e transtornos no trânsito, porque depois de iniciados os exames não será permitida a entrada de nenhum aluno. Todos devem ficar atentos à marcação do cartão de respostas que não poderá ter emendas ou rasuras e a redação deverá ser feita em letra legível. É muito importante lerem o edital de abertura para conhecerem todas as normas que regem esta seleção – aconselha Mauricio Ribeiro, desejando bons estudos nos últimos dias e sucesso na hora da prova de domingo.

A Diretoria de Concursos e Processos Seletivos escalou cerca de 1.500 profissionais, entre coordenadores, executores, itinerantes, fiscais e pessoal de apoio, que já estão bem orientados no sentido de prestarem o melhor serviço aos candidatos, garantindo a organização, segurança e transparência da seleção. Todos estarão sob a coordenação geral da diretora Verônica Braz. Ela recomenda que os candidatos também se preparem fisicamente para conquistar uma das 1.398 vagas oferecidas pela Seeduc.

- Preparar-se para essa disputa é mais do que apenas estudar. Um dos passos importantes, além do estudo, é a alimentação correta. Uma indisposição não pode ficar entre o jovem e o seu sonho de receber a educação profissional que lhe dará melhores condições de entrar no mercado de trabalho. Como a prova será na parte da tarde com duração de quatro horas, os candidatos devem fazer um desjejum balanceado e evitar comidas gordurosas na hora do almoço – explica a diretora Verônica Braz.

As provas objetiva e de redação serão realizadas no Rio e nos municípios de Niterói, São Gonçalo (Região Metropolitana), Duque de Caxias e Nova Iguaçu (Baixada Fluminense). Os locais e horários estão divulgados nos portais www.rj.gov.br/web/seeduc, www.conexaoaluno.rj.gov.br e www.ceperj.rj.gov.br e no Diário Oficial do Estado. Para todos os candidatos, o exame objetivo terá 40 questões de múltipla escolha, formuladas de acordo com o conteúdo programático disponível desde o início das inscrições, em19 de agosto.

As questões valerão dois pontos cada uma e serão distribuídas pelas disciplinas estabelecidas por curso, conforme quadro no anexo II do edital. A classificação será pelo somatório da pontuação obtida na prova de Português e Matemática e, dependendo do curso escolhido pelo aluno, também de Ciências, sendo que nenhum candidato poderá tirar nota zero em nenhum conteúdo. Quem zerar qualquer disciplina estará automaticamente reprovado e, consequentemente, excluído do processo seletivo.

A redação valerá 20 pontos e será composta de uma questão, com o candidato escolhendo e elaborando um texto dentre os dois propostos, ambos relacionados a temas atuais, com o mínimo de 10 e máximo de 20 linhas. Será aprovado quem conseguir pelo menos 10 pontos. Os critérios de correção serão definidos pelas bancas examinadoras designadas pela Ceperj. A redação tem o objetivo de avaliar o conhecimento do aluno, assim como sua capacidade de expor assuntos, considerando os critérios de coerência e coesão textual, objetividade, clareza e correção de linguagem.

A diretora Verônica explica que é muito importante o aluno lembrar, na hora da prova, que o lugar indicado para o desenvolvimento do tema da redação, localizado na parte interna do caderno, não poderá conter nenhum tipo de sinalização, tais como: nome do candidato, iniciais de nome, rubrica, desenhos e qualquer outro sinal que possa levar à identificação do candidato.

Durante os exames, estão proibidas a utilização, a consulta ou a posse de cadernos, livros, notas de estudos, calculadoras, telefones celulares, pager, walkman, réguas, esquadros, transferidores, compassos ou qualquer outro recurso semelhante, sendo eliminados os candidatos que deles se utilizarem. O aluno que portar algum aparelho eletrônico deverá, no momento de entrar na sala de prova, acondicioná-lo desligado em saco plástico a ser fornecido pelo fiscal.

As 1.398 vagas deste processo seletivo estão assim distribuídas: Colégio Estadual José Leite Lopes (Multimídia, Roteiro para Mídias Digitais e Programação de Jogos Digitais); Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz (Panificação e Leite e Derivados); Colégio Estadual Erich Walter Heine (Administração); Colégio Estadual Chico Anysio (Ensino Médio Experimental); Centro Interescolar Miécimo da Silva (Administração, Edificações, Informática); CIEP 449 Governador Leonel de Moura Brizola (Ensino Médio Intercultural Brasil-França); CIEP 117 Carlos Drummond de Andrade Brasil (Ensino Médio Intercultural Brasil-Estados Unidos); C.E. Hebe Camargo (Telecomunicações); C.E. Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto (Ensino Médio Intercultural Brasil-Espanha); C.E. Matemático Joaquim Gomes de Sousa (Ensino Médio Intercultural Brasil-China, com ênfase em Ciências Exatas); e Ensino Médio Concomitante a Educação Profissional no C.E. Círculo Operário (Metrologia e Biotecnologia).
FONTE: CEPERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário