Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de março de 2013

AL - Matrículas para cursos do Pronatec têm início em abril

Matrículas para cursos do Pronatec têm início em abril

Prazo se estende até o dia 12 de abril; são mais de 10 mil vagas ofertadas pela SEE e instituições parceiras

Maceió e Arapiraca terão centrais de atendimento, diz Josicleide

Texto: Tayana Moura
Foto:Valdir Rocha

As matrículas para os cursos profissionalizantes ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) têm início na próxima segunda-feira (dia 1º) e se estendem até o dia 12 de abril. Além das centrais, que serão instaladas em Maceió e Arapiraca para dar suporte aos alunos, os interessados podem se inscrever na própria unidade de ensino.

Para a realização da matrícula, será necessária a apresentação de CPF, comprovante de residência e uma declaração da escola comprovando que o estudante está matriculado no ensino médio. Alunos menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsável.

O Centro de Formação Ib Gatto (Cenfor) no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (CEPA), em Maceió, e a Escola Estadual Pedro de França Reis, em Arapiraca, receberão estruturas montadas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e pelas instituições parceiras para o atendimento dos estudantes da rede estadual, que funcionará das 9h às 17h.

“As centrais, além de garantir a matrícula, vão ajudar o interessado a tirar dúvidas específicas. Também viabilizamos matrícula nas próprias escolas, para os que não têm condições de se deslocar, de modo a garantir que todos façam sua inscrição”, explica a secretária adjunta da Educação e gestora do Pronatec, Josicleide Moura.

Este ano, o Pronatec vai ofertar 10.395 vagas em cursos de diversas áreas. Os estudantes terão transporte e alimentação custeados pelo Programa. Além de demandante, a Secretaria de Estado da Educação também será ofertante de cursos. Serão oferecidos tanto cursos técnicos, com duração de dois anos (carga horária de 800 horas), quanto de Formação Inicial e Continuada (FIC), com carga de 200 horas. Ao todo, a pasta ofertará 2.924 vagas em diversas áreas.

As 7471 vagas restantes estão distribuídas entre as instituições parceiras, como o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (ETA/UFAL) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

As qualificações são gratuitas e voltadas exclusivamente a alunos do ensino médio da rede pública, estadual com enfoque especial para alunos do Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Especial.

Cursos ofertados pela SEE – Os cursos oferecidos pela SEE serão ministrados nos municípios de Arapiraca (Escola Estadual Pedro de França Reis), Maceió (Centro de Educação Profissional Aurélio Buarque de Hollanda e Escola Estadual Benedita de Castro), Coruripe (Centro de Educação Profissional Maria Alice Beltrão), Teotonio Vilela (Escola Estadual José Aprígio Brandão Vilela) e Santana do Ipanema (Escola Estadual Mileno Ferreira).

Os cursos estão divididos em sete eixos tecnológicos: eixo de infraestrutura, que inclui cursos como eletricista e aplicador de revestimento cerâmico; eixo de Turismo, que inclui cursos como barman, garçom, camareira e técnico em hospedagem; o eixo Gestão e Negócio, que inclui cursos de técnico em administração; eixo Ambiente e Saúde, que inclui curso de recepcionista em serviços de saúde e cabeleireiro; eixo de controle e processos industriais, que inclui instalador de acessórios automotivos, soldador, técnicos em análises químicas; eixo de desenvolvimento educacional e social, que atende a uma demanda do Pronatec Copa, ofertando cursos de espanhol básico e intermediário, inglês básico e intermediário;e, por fim, eixo de Informação e Comunicação, que oferece cursos de operador de computador, montador e reparador de computador e desenhista de produtos gráficos.

A medida faz parte de uma ação prioritária de modernização da gestão da pasta, que visa garantir o acesso de estudantes a cursos profissionalizantes e facilitar a inserção deles no mercado de trabalho. 
 
FONTE:
Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário