Representantes de 43 instituições participaram de solenidade e poderão dar início às aulas em abril
As aulas da 6ª edição do Programa de Educação Profissional (PEP), da Secretaria de Estado de Educação (SEE) terão início a partir do mês de abril. Nesta quinta-feira (29-03), representantes de 47 instituições credenciadas para ofertar cursos técnico pelo Programa assinaram os contratos com a Secretaria e terão autorização para dar início às aulas.
A secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, participou da solenidade assinatura dos convênios e falou, na ocasião, da importância do Programa para Minas Gerais. “O PEP é um programa flexível, que nos permite ter capilaridade e uma oferta dinâmica, de acordo com as necessidades de cada região. Nos permite, por exemplo, uma oferta maior de um curso numa determinada cidade num período de implantação de uma nova indústria ou um novo empreendimento”, explicou a secretária.
O reitor do Centro Universitário Newton Paiva, Luiz Carlos Vieira, assinou o convênio com a secretária, representando todas as instituições credenciadas pelo PEP. Segundo o reitor, Minas segue a tendência mundial ao ampliar a oferta de formação profissional. “É o caminho que buscou a Alemanha, Suíça, França, Estados Unidos, entre outros. A formação profissional de nível médio é a grande alternativa para o jovem”, avalia. A Newton oferta, atualmente, 19 cursos pelo Programa e já formou cerca de 1.900 alunos. “O PEP é o principal programa de política pública para educação profissional do país”, completa.
Após a assinatura do contrato, será publicado no diário oficial o extrato do contrato e, partir disso, a Secretaria autoriza o início dos cursos. Nesta quinta, 47 das 143 instituições credenciadas pelo PEP assinaram seus contratos e os demais documentos já estão sendo elaborados e assinatura será providenciada. O início de cada curso depende da instituição que oferta. “A partir do momento em que assinamos o contrato as escolas podem se organizar para dar início às aulas”, explica a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.
Oferta abrangente
A 6ª edição do Programa de Educação Profissional ofertou 30 mil vagas em todas as regiões de Minas Gerais para 60 cursos técnicos gratuitos. Entre as instituições participantes da assinatura do convênio estiveram representantes de todas as regiões.
A Eldorado Sistema de Ensino é uma das instituições credenciadas para ofertar cursos de nível técnico pelo PEP e atua na cidade de Divinópolis. Segundo Melissa Paula Vilela, representante da Eldorado, a instituição oferece cursos como enfermagem, contabilidade, segurança do trabalho, química, entre outros e o mercado de trabalho para os estudantes é promissor. “Divinópolis é um polo do centro-oeste mineiro e lá se estabelecem várias empresas grandes que carecem de mão de obra técnica. A maioria dos estudantes, principalmente nos cursos de meio-ambiente, segurança de trabalho e informática, já saem empregados”, afirma.
Já o Instituto Técnico Educacional Polivalente oferece cursos nos municípios de Pedra Azul e Araçuaí, no Norte de Minas. A instituição participou do PEP em edições anteriores e, segundo Maria Helena Pereira Nepomuceno, representante do Instituto na solenidade, além de uma vaga no mercado de trabalho, os formandos também perseguem outras opções de qualificação. “Nós temos alunos que terminaram o curso de segurança do trabalho e que agora ocupam o posto de técnico nas muitas empresas que temos lá. Alguns fazem engenharia na área de segurança pagando o curso trabalhando como técnicos em segurança”, afirma.
Educação Profissional
Criado pelo Governo de Minas em 2007, o PEP oferece oportunidade de capacitação profissional gratuita aos jovens mineiros. Com a sexta edição, o programa ultrapassa a marca de 200 mil estudantes atendidos e o investimento total chega a R$569 milhões. Os cursos do PEP são oferecidos em escolas credenciadas (sistema S e particulares), em escolas públicas conveniadas e em escolas da rede estadual. Essas instituições formam a Rede Mineira de Formação Profissional Técnica de Nível Médio.
Entawm agora deve estar bem perto de começar as aulas ne???
ResponderExcluirValew.
As aulas vão começar em Abril?
ResponderExcluirMas eu queria saber exatamente quanto de Abril e se é que vai ter mesmo esse curso!!
Não sou só eu quem está indignada, mas também oa outros tantos alunos que fizeram a prova e passaram!!
Eu já perdi muitas ofertas de emprego por causa do curso que não começa e se eu não fizer terei de pagar de multa!!
POR FAVOR NOS DÊ UMA RESPOSTA!!!
pois é, e o de vestuario, no horto? quando vai começa? fica atrasando nossas vidas! e se haver desistencia paga multa!
ResponderExcluire galera ,mas parece q agora e pra valer,
ResponderExcluirÉ AGORA VAI COMEÇAR! ATÉ QUE ENFIM!
ResponderExcluir