Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de julho de 2011

SP Governo lança programa com 30 mil vagas para ensino técnico em SP

G1:

Aluno tem que estar cursando o ensino médio para concorrer a bolsas.
A partir de 2012, vagas serão oferecidas em parceria com Instituto Federal.

Fernanda Nogueira  
Do G1, em São Paulo

O governo de São Paulo lançou nesta segunda-feira (11) um programa para aumentar o número de estudantes do ensino médio em cursos técnicos no estado. Segundo o governador Geraldo Alckmin, serão oferecidas 30 mil vagas em escolas particulares para estudantes neste ano. A partir de 2011, o programa terá a parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Será aberta uma chamada pública para as escolas oferecerem as vagas. A previsão é de que as oportunidades sejam abertas em 155 municípios com população acima de 40 mil habitantes.
O investimento inicial no projeto é de R$ 60 milhões.

O calendário prevê que a relação das instituições credenciadas para oferecer os cursos técnicos seja publicada até 23 de agosto. Entre esta data e 4 de setembro, os alunos de escolas estaduais que estiverem no 2º ano do ensino médio poderão se inscrever para concorrer às vagas.

A ideia é que o estudante faça o ensino médio em um turno na escola pública e, em outro turno, curse o curso técnico na escola particular. Unidades do Sistema S (escolas do Sesi e Senai) também poderão oferecer vagas.

Caso haja mais candidatos do que vagas, haverá sorteio. O custo será de R$ 2.500 por aluno anualmente.

Parceria
A partir do primeiro semestre de 2012, serão oferecidas mais 10 mil vagas para estudante que queiram fazer o ensino medo e técnico ao mesmo tempo em 3 anos.

Do total, 8 mil vagas serão disponibilizadas pelo Centro Paula Souza, e outras 2 mil em escolas do instituto federal em São Paulo. Para entrar no Centro Paula Souza, os estudantes prestarão um vestibulinho, e participarão de um sorteio para o instituto federal. As informações foram divulgadas pela diretora do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

Para não perder a bolsa do curso técnico, o aluno não poderá abandonar o ensino médio.
“O desafio é reforçar o ensino médio para o aluno terminar os estudos e para que a escola seja atrativa”, diz Alckmin. “Nosso segundo objetivo é melhorar o casamento entre educação profissional e o mercado de trabalho. Hoje, temos 31 mil vagas no Emprega São Paulo não preenchidas por falta de qualificação”, acrescenta o governador.

“A parceria vem suprir ou a permitir que sejamos mais ousados que fomos até agora. Vamos mostrar a população que educação é fundamental e a união dos governos acelera o processo. Iremos incluir também prefeituras na articulação”, disse o reitor do IFSP, Arnaldo Augusto Ciquielo Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário