Com as 25 mil novas vagas oferecidas pelo Governo de Minas, programa beneficia 125 mil jovens no Estado
Mais de 150 mil jovens se inscreveram para a quarta edição do Programa de Educação Profissional (PEP). As inscrições terminaram no último domingo, dia 6 de dezembro. Nesta edição, são mais de 25 mil novas vagas em 54 opções de cursos técnicos gratuitos oferecidos em 101 instituições credenciadas. As aulas desta edição do PEP serão oferecidas em 110 municípios mineiros.
A prova de seleção do PEP será realizada no dia 20 de dezembro, de 9 às 12 horas, e terá questões de Língua Portuguesa e de Matemática, abrangendo os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) das duas disciplinas. As aulas do PEP terão início em 18 de fevereiro de 2010.
Podem participar do PEP os alunos que cursam o 2° e 3° ano do Ensino Médio da rede pública estadual, pessoas que tenham concluído o Ensino Médio em qualquer rede de ensino (estadual, federal, municipal ou privada), desde que não estejam cursando o ensino superior, e os estudantes do 1º ou 2º anos dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na modalidade presencial.
De acordo com o último levantamento, os cursos técnicos mais procurados são os de Segurança do Trabalho, com 95 candidatos por vaga; Informática, com 47 candidatos/vaga; Estética (45); Manutenção de Aeronaves, com 41/vaga; e Administração, com 38 candidatos por vaga. O valor total das mensalidades dos cursos do PEP oferecidos nas escolas credenciadas é integralmente pago pelo Governo do Estado às instituições contratadas para ministrar os cursos. A gratuidade para o aluno cobre todas as disciplinas do currículo regular do curso, bem como o estágio e material didático.
O PEP oferece, ainda, cursos técnicos gratuitos em: Enfermagem, Análises Clínicas, Contabiliade, Farmácia, Redes de Computadores, Eletroeletrônica, Química, Mecânica, Eletrotécnica, Logística, Mecatrônica, Mineração, Finanças, Agricultura, Comércio, Agrimensura, Edificações, Higiene Dental, Refrigeração e Climatização, Meio Ambiente, Contabilidade, Secretariado, Metalurgia, Nutrição e Dietética, Técnico em Calçados, Eletromecânica, Técnico em Açúcar e Alcool, Informática para Internet, Automação Industrial, Imagem Pessoal, Agenciamento de Viagens, Técnico em Hospedagem, Gestão, Vestuário, Designer Gráfico, Petroquímica, Manutenção Automotiva, Técnico em Óptica, Design de Móveis, Conservação e Restauro, Técnico em Radiologia, Técnico em Alimentos, Recursos Humanos, Hotelaria, Prótese Dentária, Agronegócio, Agropecuária, Técnico em Transações Imobiliárias e Técnico em Massoterapia.
Educação Profissional - O PEP é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), e oferece cursos técnicos totalmente gratuitos em escolas credenciadas (sistema S e particulares), conveniadas e em escolas profissionalizantes da própria rede estadual, que compõem a Rede Mineira de Formação Profissional.
Assessoria de Comunicação Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário