Programa de Educação Profissional de Minas Gerais oferecerá cursos para 24 mil alunos do EJA
O Governo de Minas iniciou nesta terça-feira (14), por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), o Programa de Educação Profissional para a Educação de Jovens e Adultos (PEP EJA) integrada ao Ensino Médio. Com a implantação do PEP EJA o Governo de Minas passa a oferecer mais de 100 mil vagas em 77 cursos de Educação Profissional. A modalidade atenderá 24.120 alunos de 479 escolas estaduais de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 277 municípios, oferecendo três cursos técnicos integrados: Administração Empresarial, Gestão de Pequenas Empresas e Secretariado e Assessoria. Os alunos do EJA Ensino Médio interessados na nova modalidade do PEP devem procurar os diretores de suas escolas para obterem informações sobre os procedimentos para a inscrição no programa. O investimento é de R$ 12,7 milhões. Confira aqui a lista das escolas participantes.
São 172 mil alunos matriculados na modalidade presencial e 97 mil alunos na modalidade semi-presencial da Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecida em mais de 1,7 mil escolas da rede pública estadual. As escolas estaduais atendem aos anos finais do Ensino Fundamental (para cursar do 6º ao 9º ano, os jovens devem ter idade superior a 15 anos) e o Ensino Médio (18 anos de idade mínima para ingressar). O EJA semi-presencial é oferecido em 94 Centros Estaduais de Educação Continuada (CESEC) e 39 Postos Estaduais de Educação Continuada (PECON).O PEP EJA é uma das ações do Programa de Educação Profissional (PEP), desenvolvido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), em todas as regiões do Estado. O objetivo do PEP é atender à crescente demanda dos jovens mineiros por mais e melhores oportunidades de acesso à formação profissional técnica de nível médio gratuita. Iniciado em 2008, o PEP criou 79 mil vagas, até julho de 2009, nas modalidades credenciada (instituições do sistema S e particulares), conveniada (federais, municipais e filantrópicas) e na própria rede estadual de ensino de nível médio. Essas vagas foram destinadas a alunos do 2º e 3º anos do ensino médio da rede estadual e a estudantes com ensino médio completo. A partir de agosto de 2009, o PEP atenderá também estudantes do Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na modalidade presencial.
A primeira reunião técnica do PEP EJA foi realizada em Belo Horizonte e reuniu os 479 diretores das escolas envolvidas, além de diretores e técnicos das superintendências regionais de ensino e da Secretaria de Estado de Educação, que receberam as orientações sobre o funcionamento do programa. No evento, a secretária de Estado de Educação Vanessa Guimarães Pinto pontuou alguns dos desafios que envolvem os estudantes do Ensino Médio. “O PEP EJA pode ser a ante-sala de um desafio maior”, disse, referindo-se aos alunos que continuarão os estudos no ensino superior, ou uma última oportunidade para os que necessitam de profissionalização, para aqueles que já trabalham e contribuem para o sustento familiar ou chefiam as suas famílias.
Para ela, esses jovens pedem uma resposta e “é nosso dever fazer o máximo para muitos e por essa razão também abrir perspectiva para a educação profissional que atenda o EJA”, defendeu. A metodologia selecionada pelos técnicos da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) é o Telecurso Tec da Fundação Roberto Marinho, desenvolvida pelo Centro de Educação Tecnológica Paula Souza. Os cursos terão duração de 2 anos e meio, com carga horária de 20 h/aula por semana. Também participaram da reunião o diretor do Centro Paula Souza de Educação a Distância, Renato Saldini, e o gerente de teleducação da Fundação Roberto Marinho e membro do Comitê Gestor do Telecurso Tec, Nelson Santonieri.
A proposta do Telecurso Tec é que o aluno seja o protagonista do processo do conhecimento por meio da observação, reflexão e discussão dos conceitos trabalhados em sala junto com seu orientador. O orientador é um educador que troca experiências e recebe apoio perdagógico permanente nos encontros presenciais de formação e no ambiente virtual. Os próprios professores da rede estadual serão os orientadores das 603 turmas do PEP EJA no Estado. O treinamento de professores será iniciado na primeira semana de agosto.
A metodologia do Telecurso Tec adquirida para o PEP EJA consiste em 145 programas para cada um dos três cursos, que serão ministrados em sala de aula com utilização de CD, vídeo e ambiente virtual. Para utilizar a metodologia, a SEE enviou mais computadores para as escolas participantes do PEP EJA, além de equipamentos de TV e DVD.
Educação Profissional -
Educação de Jovens e Adultos -
Mais notícias do governo de Minas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário