Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Paraná - 26 mil vagas gratuitas para cursos técnicos na rede estadual


As inscrições para os cursos técnicos em nível médio oferecido pela Secretaria de Estado da Educação estão abertas até sexta-feira (28). Os cadastros devem ser realizados nas próprias unidades escolares ofertantes. As inscrições podem ser feitas através da internet apenas em Centros Estaduais de Educação Profissional e em Colégios Agrícolas Estaduais.


A Secretaria da Educação oferta gratuitamente 59 cursos técnicos profissionalizantes em 350 estabelecimentos de ensino, em 182 cidades. Para o ano letivo de 2017, serão disponibilizadas 26 mil vagas. Caso haja procura superior ao número de vagas ofertadas, as escolas devem realizar um novo processo classificatório. A prioridade é para alunos oriundos de escolas públicas com melhores médias nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa no histórico escolar do Ensino Médio. Além da prova teórica, os candidatos devem passar por uma entrevista presencial.

A secretaria da Educação também possui vagas para o curso pós-técnico em enfermagem, para quem já possui a formação profissional e deseja ampliar as possibilidades de emprego e renda. A formação também é gratuita. “A formação profissional aumenta as chances de colocação no mercado e contribui para o aumento de renda e desenvolvimento regional”, ressaltou a superintendente da Educação, Fabiana Campos.

MODALIDADE DE OFERTA - Os cursos na rede estadual estão disponíveis em diferentes modalidades para atender toda a comunidade paranaense de diferentes faixas etárias. Para os alunos que estão ingressando no ensino médio, com idade entre 14 e 15 anos, os cursos são oferecidos integrados às disciplinas da base nacional comum. Para quem já concluiu o ensino médio, com idade acima de 17 anos, a formação é na modalidade subsequente ou concomitante.

Já para quem não teve a oportunidade de fazer o ensino médio, mas deseja obter uma formação técnica, a Secretaria da Educação oferece cursos na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA), na qual os alunos com mais de 18 anos estudam as disciplinas técnicas aliadas às disciplinas da base nacional comum, concluindo assim o ensino técnico e médio ao mesmo tempo. Também estão disponíveis vagas para o curso de Formação de Docentes, antigo magistério.

Além das escolas regulares que ofertam cursos técnicos, a rede estadual conta com 19 centros estaduais especializados no ensino profissional. Estas unidades oferecem dormitórios, salas de estudo, refeitórios, auditórios, laboratórios específicos, bibliotecas e ginásios esportivos, acervo bibliográfico próprio para os cursos ofertados, além dos equipamentos para aulas práticas.

Entre os 19, 14 são escolas agrícolas com cursos voltados para atividades do campo. Nessas escolas-fazenda, os alunos que moram em cidades vizinhas, permanecem no colégio durante toda a semana e vão para a casa nos finais de semana. Além das matérias curriculares, os estudantes participam de atividades extras nos período do contraturno escolar. A rede estadual também conta com uma escola especializada no ensino florestal.

MAIS OPÇÕES – Desde 2011, o Governo do Estado ampliou o número de escolas técnicas com a inauguração de dez novos Centros Estaduais de Educação Profissional. Os centros de formação profissional foram construídos em diferentes regiões do Estado, com cursos técnicos oferecidos de acordo com a demanda do setor produtivo de cada cidade. Nos Ceeps são ofertados cursos como enfermagem, eletromecânica, agropecuária, química, meio ambiente, segurança do trabalho e biotecnologia, entre outros.

As novas unidades ficam em Pitanga (Centro), Cianorte (Noroeste), Assaí (Norte), Fazenda Rio Grande e Almirante Tamandaré (Região Metropolitana de Curitiba) e Ibaiti (Norte), Terra Roxa (Oeste), Francisco Beltrão (Sudoeste), Laranjeiras do Sul (Centro-Sul) e Bandeirantes (Norte). Outras oito unidades estão em processo de construção.

Confira os cursos que são ofertados em sua região: www.educacao.pr.gov.br/cursostecnicos
Cursos Técnicos e de Formação Paraná
FONTE: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário