Pesquisar este blog

domingo, 4 de agosto de 2013

IFPR Processo Seletivo 2014


O Instituto Federal do Paraná abriu no dia 1º de agosto, o período de inscrições para o Processo Seletivo 2014. São ofertadas 3856 vagas em 77 cursos técnicos e 22 superiores presenciais nas cidades de Assis Chateaubriand; Campo Largo; Cascavel; Curitiba; Foz do Iguaçu; Irati; Ivaiporã; Jacarezinho; Londrina; Palmas; Coronel Vivida; Paranaguá; Paranavaí; Telêmaco Borba e Umuarama.


As inscrições custam R$ 35 e devem ser realizadas por meio do site www.naps.ifpr.edu.br até o dia 1º de setembro. O pagamento da taxa de inscrição poderá ser realizado até dia 09 de setembro. Pedidos de isenção da taxa serão aceitos até o dia 15 de agosto. As provas serão realizadas no dia 06 de outubro nas 14 cidades que possuem câmpus do IFPR, além da Unidade de Educação Profissional em Coronel Vivida. Os candidatos deverão realizar a prova na cidade onde o curso pretendido é ofertado.

Novidades para 2014

Em 2014, a oferta de vagas é 22% maior que a de 2013. O aumento mais significativo foi nas vagas destinadas aos cursos superiores, que apresentam cinco novas opções em três diferentes câmpus. O Câmpus Foz de Iguaçu vai oferecer Licenciatura em Física e o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Também há novos cursos superiores em Paranavaí, Licenciatura em Química e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e a Licenciatura em Física em Telêmaco Borba. Estes são os primeiros cursos superiores oferecidos pelos câmpus nestes municípios, elevando para sete o número de cidades atendidas por cursos superiores do IFPR no Estado.

Inclusão no Processo Seletivo

Das vagas oferecidas para cada curso, 20% são de inclusão racial, destinadas a estudantes autodeclarados de cor preta ou parda. Outros 45% serão de inclusão social, disponibilizadas para estudantes oriundos de escolas públicas. Ainda haverá reserva para candidatos indígenas (5%), sendo destinadas à concorrência geral 30% das vagas. Para compreender os perfis e critérios para concorrência dos 45% de vagas de inclusão social, indica-se a leitura dos artigos 7º e 15º do Edital nº 10/2013. Não poderão candidatar-se às vagas de inclusão social, os candidatos que tenham estudado em escola particular, mesmo com bolsa parcial ou integral, ou que já possuam curso superior.

O edital do Processo Seletivo está disponível na página www.naps.ifpr.edu.br

Cursos

A relação completa dos cursos, bem como as descrições de cada um deles, pode ser consultada no Guia de Cursos IFPR 2014, disponível para download no site do Instituto.

Avaliação

Para o ingresso nos cursos técnicos integrados, subsequentes e concomitantes ao Ensino Médio, a prova avaliará conhecimentos referentes ao Ensino Fundamental. Já a seleção para os cursos superiores, irá considerar conhecimentos relativos ao Ensino Médio.

Mostra de Cursos

Neste mês de agosto, todos os câmpus do IFPR promovem exposições para explicar aos candidatos os detalhes sobre cada curso oferecido. O calendário completo está disponível no hotsite www.ifpr.edu.br/mostra.

Edital

O Edital IFPR nº 10/2013, que rege o Processo Seletivo 2014, está disponível para consulta no endereço www.naps.ifpr.edu.br.
Fonte: IFPR

Nenhum comentário:

Postar um comentário