Pesquisar este blog

sábado, 19 de novembro de 2011

MG PEP 2012 - Provas do Programa de Educação Profissional vão atrair 250 mil candidatos neste domingo

do Portal da Educação MG

Exame de seleção terá provas de Língua Portuguesa e Matemática em 125 municípios mineiros

Neste domingo, quase 250 mil jovens mineiros vão empunhar lápis e canetas para participar das provas de seleção do Programa de Educação Profissional (PEP), da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Os testes vão acontecer em 711 localidades diferentes, em 125 municípios mineiros. Os candidatos, no período entre 9 e 12 horas, farão uma prova com 10 questões de Língua Portuguesa e outras 10 de Matemática.

Durante todo o período de aplicação das provas, a equipe do PEP estará de plantão no órgão central da Secretaria, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, e também com profissionais nas 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) do Estado. Técnicos do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora, órgão responsável pela elaboração das provas, também estarão de plantão em BH. Os telefones para informações no dia do exame são: 08007014255, 3915-3545 ou 3915-3515.

O candidato deve comparecer ao local de prova tendo em mãos um documento oficial com foto, comprovante de inscrição, CPF, além de caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha. A equipe do PEP ressalta que é importante que os candidatos cheguem aos locais de prova com o mínimo de 60 minutos de antecedência. Outras informações podem ser obtidas no manual do candidato.

Cursos

No PEP, os estudantes se inscrevem para o seu curso de interesse, de acordo com a cidade. O curso que tem a maior proporção candidatos/vaga é da capital mineira. Trata-se do curso técnico em edificações, que conta com 85,03 candidatos por vaga. O curso de técnico em mineração, também em BH, registrou 81,33 candidatos para cada vaga. E, em terceiro, o curso de técnico em farmácia, em Montes Claros, que tem 61,13 inscritos para cada vaga ofertada.

Em sua 6ª edição, o PEP oferece 30 mil vagas em 60 cursos técnicos gratuitos. Para concorrer, o interessado deve estar regularmente matriculado no 2º ou 3º anos do ensino médio na rede pública estadual, no 1º ou 2º anos do curso de Educação de Jovens e Adultos de Ensino Médio, na modalidade presencial em qualquer escola ou ter concluído o ensino médio também em qualquer escola, desde que não esteja cursando o ensino superior.

A previsão é de que os resultados da seleção sejam divulgados no dia 16 de dezembro e as matrículas para os cursos comecem a partir do dia 21 do mesmo mês, conforme o Cronograma apresentado no site (atualizado em 23/11/2011)
PEP

Criado pelo Governo de Minas em 2007, o PEP oferece oportunidade de capacitação profissional gratuita aos jovens mineiros. Com a 6ª edição, o programa ultrapassa a marca de 200 mil estudantes atendidos e o investimento total chega a R$569 milhões. Os cursos do PEP são oferecidos em escolas credenciadas (sistema S e particulares), em escolas públicas conveniadas e em escolas da rede estadual. Essas instituições formam a Rede Mineira de Formação Profissional Técnica de Nível Médio.

2 comentários:

  1. A central do site sabe informar o número de candidatos por vaga em Contagem em segurança do trabalho?

    ResponderExcluir
  2. oi gostaria muito de saber como faço pra saber o numero de candidatos por vaga pep 2012....
    obrigado.

    ResponderExcluir